Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Luminária com materiais recicláveis

Como transformar lixo em peças de arte

Como fazer miçangas de papél

Miçangas de papel uma dica de artesanato e reciclagem
Essa dica de artesanato pode e deve ser uma dica de reciclagem também. As miçangas de papelsão uma forma interessante de diminuir custos com esse tipo de material, são resistentes e muito bonitas. Podemos usar todo tipo de papel colorido inclusive páginas de revistas, baixando ainda mais o custo do projeto. Vamos ver como se faz?


Modos de enrolar as miçangas de papel
As miçangas podem ser feitas segundo qualquer um dos modelos ao lado. As tiras de papel devem ser cortadas dependendo da espessura do mesmo. Se o papel for fino corte tiras mais compridas de no mínimo 20cm. Se for mais grosso o comprimento cai para 15cm. A largura pode variar entre 3 e 5cm. Tudo depende do que você deseja fazer com suas miçangas.
Como exemplo vamos fazer uma miçanga com o primeiro modelo acima. Desenhe o modelo no verso de sua tira de papel. Algumas vezes, como nesse caso, as sobras podem ser aproveitadas para outras miçangas.
Escolha o modelo desejado e desenhe no verso de sua tira de papel
Sobre uma base adequada, corte as linhas traçadas
Sobre uma base adequada, corte as linhas traçadas usando um estilete.
Pincele cola no verso do papel. Você também pode usar cola em bastão, mas eu prefiro a cola normal. Com cuidado não há problemas. Deixe a borda de cima da tira sem cola, para não grudar no palito.
Pincele cola no verso do papel
Enrole da lado mais largo para o mais estreito
Enrole a tira do papel do lado mais largo para o mais estreito apoiada num palito de dente. Você pode usar palitos de churrasco caso deseje um orifício mais aberto.
Enrole a tira cuidadosamente até o final. É nesse momento que você cria a melhor característica de cada miçanga, portanto capriche.
Enrole a tira cuidadosamente até o final
Espete o palito num isopor para secar a cola
Espete o palito num isopor para secar a cola totalmente. Siga fazendo suas outras miçangas enquanto isso.
Depois que a cola das miçangas estiver completamente seca, aplique verniz em spray por todos os lados. O verniz em spray seca rapidamente.
Depois de seco aplique verniz em spray
Em seguida desencaixe sua miçanga do palito
Em seguida desencaixe sua miçanga do palito. A miçanga sairá facilmente, já bem resistente.

Dicas:
  • use em seu projeto miçangas de papel liso e de papel estampado combinando cores e abusando dos contrastes
  • o papel com estampas dá resultados muito mais interessante, tire proveito
  • recicle capas e páginas de revistas que tem fotos bem coloridas
  • se for criar colares e pulseiras lembre de comprar os terminais e ganchos corretos para fazer o acabamento. Cordões de couro e barbante encerado combinam bastante com acessórios femininos
  • misture suas miçangas de papel com outros tipos de miçangas, isso enriquece o projeto
A minha opção foi fazer um chaveiro para bolsa com as miçangas de papel. Usei para prender as peças um fitilho de cetim bem estreito e combinei com contas de madeira. Ficou bem interessante.
A minha opção foi fazer um chaveiro com miçangas de papel

Com essa técnica vocês podem fazer ainda enfeites para pacotes de presentes, cortinas divisórias, cordões para árvore de natal, pingentes, cintos e todo tipo de acessório feminino. 
Testem e divirtam-se sempre.
Garrafas recicladas que e transformaram em lindos vasos
Como parte de nossa série de artesanato com reciclagem desse ano, vamos aprender a transformar garrafas de vidro em vasos modernos e muito bonitos. Se você guardou aquelas garrafas de vinho com formas interessantes, os vidros de azeite e outros recipientes de tamanhos variados, vai poder montar um belo conjunto de decoração.

Material para transformar suas garrafas em vasos

O material é muito simples:
  • suas garrafas de vidro
  • fita crepe
  • tinta esmalte
  • pincel  chato

A primeira coisa é lavar bem sua garrafa e retirar os rótulos. Se ficar algum resquício de cola, use Varsol Casa para limpar. Depois lave bem com água e sabão e seque.

Com a fita crepe crie os padrões geométricos que preferir. Eu fiz listas numa das garrafas, uma espiral na outra e traços aleatórios na terceira. Você pode usar adesivos redondos e fazer uma garrafa de poás, que tal? Ao terminar reforce bem os adesivos passando os dedos com uma boa pressão sobre a fita crepe.
Monte os padrões usando fita crepe

Pinte suas garrafas usando o pincel chato

Antes de começar a pintar, limpe novamente a superfície da garrafa para retirar qualquer sujeira que tenha ficado enquanto você colava a fita crepe. Depois usando o pincel chato pinte pincelando sempre na mesma direção. Eu dei 3 demãos para cobrir bem.

Aqui a grande dica é usar tinta spray. Além de aderir de forma mais homogênea, ela não escorre. Você aplica as 3 demãos de spray e o resultado fica bem mais perfeito.
Atenção: não espere a tinta secar totalmente para retirar a fita crepe. Se a tinta estiver muito seca ela pode descolar junto com a fita no momento em que você retirar. Então retire cuidadosamente com a tinta ainda úmida. Depois deixe suas garrafas terminarem de secar em lugar bem arejado.
Retire a fita crepe com cuidado


Quando estiver totalmente seco você pode usar um estilete para tirar as pequenas imperfeições que possam ter ficado da tinta que entrou por baixo da fita.
É isso. Meus vasos modernos ficaram prontos. Eu não usei nenhum verniz para proteger, mas caso você faça questão, lembre de usar verniz a base de água para não amarelar a tinta. No mais, sempre lavar com cuidado que o trabalho permanecerá por um longo tempo.
Garrafas de vinho recicladas em vasos modernos e bonitos

Como transformar galhos de árvores em cabideiro

Hall de entrada com cabideiros feitos de galhos de árvore Não vou nem falar o quanto eu curto o uso de gravetos e galhos de árvore em objetos de decoracão. Aliás uma nova mania de reciclagemque chegou para ficar. Já estou juntando minha coleção para alguns projetos na gaveta, mas o cabideiro com certeza é o mais simples e todos nós podemos reproduzir com as dicas que garimpei.


A regra principal é jamais cortar galhos de árvores vivas inutilmente. Se você estiver fazendo uma poda programada, está liberado, mas somente nessa condição. Nesse caso separe alguns dos galhos para secar bem ao sol antes de utilizar no projeto.
Pra quem tem a oportunidade de passear em algum bosque, é só prestar atenção ao redor. Sempre há muitos galhos secos já caídos das árvores. É só escolher aqueles que tem opção para o gancho do cabideiro.Recolha galhos secos já caídos das árvores
Depois proteja os galhos com cupinicidasDepois de cortar a parte dos galhos que podem ser aproveitados no projeto, é importante protege-los com um bom produto contra cupins e brocas. Eu indico o Pentox. Algumas demãos e depois de seco já podemos prosseguir.
Uma dica interessante para quem quer deixar os galhos bem alinhados, é serra-los na metade, como na imagem. Dessa maneira eles fixarão melhor sobre a parede e precisarão de parafusos menores também.Corte a parte de trás do galho para que fixe melhor na parede
Depois basta fixa-los na parede usando parafusosDepois é só fixar na parede com dois parafusos. Uma opção boa de acabamento é esconder os parafusos com massa de calafetar madeira, que compramos em qualquer loja de material de pintura. Com certeza o resultado é ainda melhor.

Outra opção que também fica super bacana e poupa você de fazer muitos furos na parede, é fixar os galhos num outro suporte de madeira. Com certeza tapar os parafusos deixa a aparência bem mais bacana, concordam?

Cabideiro de galhos secos fixos num suporte de madeira

Mas é mesmo uma sugestão bastante interessante, basta ver a primeira foto pra conferir que o resultado pode ser extremamente charmoso.