Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pássaros de papel machê



Pássaros-de-papel-mache1
Os pássaros de papel machê podem ser esculturas mais clássicas, ou pássaros coloridos. O mais indicado, é inspirar-se num pássaro real, para fazer o seu. Poderá, inclusive, usar as mesmas cores do pássaro que escolher.
Um erro comum quando trata-se de pássaros de papel machê, é decorá-los com olhos muito grandes. Fica desproporcional. Se não encontrar olhos de tamanho, ou estilo adequados, opte por pintá-los. Ou retire a parte preta dos olhos normalmente vendidos em lojas de artigos do gênero para aplicar na sua escultura.
Vale ressaltar que o papel machê é um produto muito fácil de ser trabalhado, todavia, exige paciência para que o trabalho fique realmente bonito. Se quiser produzir uma peça que realmente vale a pena ser composta, o mais aconselhável e que trabalhe por etapas, fazendo aos poucos e devagar.
Materiais:
Jornal
Cartão
Arame
Fita adesiva
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de água
Papel adesivo
Toalhas de papel liso
Lixa fina
Pintura
Pincéis
Passo-a-passo:
Escolha que tipo de pássaro irá fazer, e tente esboçar o modelo num papel, se não for bom desenhador, use uma fotografia do pássaro real. Este passo é importante para que possa visualizar seu projeto, em como será no final. Assim, vai economizar tempo na construção do modelo.
Pique o jornal em tiras de 1 ou 2 centímetros.
Em seguida, misture a água com a farinha para fazer a pasta. Mescle bem. Mergulhe, uma a uma, as tiras de jornal nesta pasta. Amasse. Remova o excesso de líquido que ficar no papel, para que possa ter a consistência necessária.
Construa a estrutura. Poderá amassar o papel machê em forma de gota, fazendo o formato do corpo do pássaro. Em seguida, envolva a “gota” com fita adesiva, para que fica presa de maneira adequada, mas com cuidado para que o formato continue o mesmo.
Amasse mais jornais, em formato redondo, para compor a cabeça. Torne a enrolar com fita adesiva.
Espete um fio de arame na estrutura do corpo, e depois na cabeça, unindo-os, e assim já terá as partes principais prontas. Monte os pés com o arame, e espete-os no corpo.
Use o papelão para cortar os moldes do bico, da cauda e das asas. Prenda-os ao corpo.
Se considerar necessário, fixe as asas com arame também, assim poderá manter, ambas ou uma só, para cima, ou um pouco mais erguidas.
Cubra todo o pássaro com papel machê, alisando com os dedos. Cumpra essa etapa com cuidado e atenção, para que fique bem liso e bem formado. Faça uma segunda cobertura. Reserve a peça para que o papel seque. A secagem pode levar entre 3 e 12 horas.
Cumprido o tempo necessário, passe mais duas camadas pelo pássaro completo.
Depois disso, rasgue as tolhas de papel em pedaços pequenos. Torne a fazer uma pasta de papel, e cubra novamente sua escultura com esse preparo, novamente, com cuidado e atenção ao alisar a massa.
Deixe que o pássaro fique totalmente seco, e lixe para aparar as arestas. Pinte ao seu gosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário